segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Desde 29 de Setembro de 2009

No presente ano lectivo 2009/2010 a Escola Marquesa da Alorna abriu as suas portas para acolher duas turmas de PIEF, certificando os alunos em 2º e 3º Ciclo.


O PIEC – Programa Para a Inclusão e Cidadania, a funcionar na dependência do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, veio substituir o PETI – Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil.

O PIEC tem como objectivo o apoio e promoção de respostas na área da inclusão social, com vista a prevenir e combater as situações indiciadas e ou sinalizadas de crianças e jovens em risco. Desenvolve entre outras medidas, o PIEF, que tem como principal objectivo favorecer o cumprimento da escolaridade obrigatória a crianças e jovens em abandono escolar e a respectiva certificação, associada a uma qualificação profissional.

O carácter deste projecto tem como objectivo acolher os alunos e proporcionar-lhes da melhor forma possível um ambiente favorável para que possam desenvolver e atingir as competências pretendidas para cada tipo de certificação. Como tal os professores destas duas turmas preparam um conjunto de actividades de integração no espaço escolar e na cidade para desenvolver nos primeiros dias de actividades – dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro.

O culminar destas actividades foi um Bike Tour pela cidade de Almeirim, que só foi possível realizar com o Apoio da CMA através da pessoa do Vereador Pedro Ribeiro que facultou as bicicletas ALGIRA utilizadas neste percurso, bem como o equipamento de protecção obrigatório - capacetes. Desde já fica o nosso agradecimento à CM Almeirim.

Desejamos então todo o sucesso para estes alunos.

Que a cidade de Almeirim ainda possa ouvir falar e conhecer este projecto através dos seus dos seus excelentes resultados neste 11 anos de existência e certificação por Portugal de Lés a Lés.

A Equipa Técnico Pedagógica
 

2 comentários:

  1. OLá Mário

    Gostei de te ver na foto. Estás com um ar mais sereno. Não há dúvida que as viagens não ajudam. Parabéns pelo blog ... não tinha percebido ainda bem o que era o PIEF. Agora já entendi o vosso trabalho. Espero que a música seja uma âncora capaz de motivar a malta e que os vossos alunos tenham o maior sucesso.
    Vou estar atento
    Um abraço
    Manuel M

    ResponderEliminar
  2. Viva Mário!

    Vimos pelo presente meio, endereçar os votos de maior sucesso por esta causa tão nobre.

    Quanto à fotografia adoramos ver em particular a t-shirt do Donald:)

    Saudações

    Brothers in Colors

    ResponderEliminar